caminho

Nunca olhe para trás

Texto base: Nm 11:4-9

Quando servimos a Deus, precisamos lembrar de 3 coisas básicas: a sujeira de onde Ele nos tirou, o lugar onde Ele nos colocou, e a benção que ele quer nos entregar. Para isso, nosso coração deve estar limpo do desejo das coisas deste mundo que para trás ficaram.

1 – Deus nos resgatou da sujeira do pecado para vivermos em santidade com Ele.

Ex 20:2 mostra claramente o amor de Deus pelo seu povo. O povo estava como escravo no Egito, servindo a faraó e a outros deuses, e aqui, o Egito para nós representa o mundo, e suas comidas, o pecado. Já faraó representa satanás querendo nos escravizar no pecado e nos manter nele, mas Deus com seu infinito amor e misericórdia, vendo que o povo padecia, envia seu servo amado Moisés para libertá-los da escravidão e dos manjares do Egito, conduzi-lo no caminho da santidade, para que eles pudessem herdar a terra prometida.

E conosco não foi diferente. Estávamos nesse mundo , entregues a satanás, provando e se afogando no pecado. Porém, Deus pelo seu infinito amor, enviou Jesus Cristo para nos libertar do pecado e de satanás, nos conduzir pelo caminho da santidade, para que possamos herdar a terra que Deus tem preparado para nós. E o que nós aprendemos com a história do povo de Israel? Até herdarmos a terra existe uma caminhada, um aprendizado, onde olhar para trás não nos é permitido.

2 – Deus nos conduz no curso de nossa vida sem pegar atalhos.

Nossa caminhada é longa, difícil, não nos permite olhar para trás ou pegar atalhos. Em Ex 13:17-18 Deus prefere conduzir seu povo pelo deserto, pois lá aprenderiam a depender dEle, o conheceriam melhor e por não verem tantos conflitos, não voltariam atrás. Por mais que o deserto de sua vida seja grande, confie que o Senhor está te ensinando, para que você seja ricamente abençoado, cheio de sabedoria e mais forte para guerrear suas guerras. Em segundo lugar, Deus nunca deixa nada faltar no deserto. Vemos em Ex 16:4 a provisão de Deus quanto ao alimento, fora a nuvem que os protegia do calor intenso durante o dia, e a coluna de fogo que os aquecia e servia para guiá-los à noite. Nisso tudo Deus estava preparando seu povo para tomar posse da terra, e hoje Ele nos prepara também.

3 – Não olhe para trás desejando as coisas deste mundo em hipótese alguma.

Tudo estava indo muito bem. O povo havia sido liberto, Deus estava ensinando santidade, providenciando todas as necessidades, só que de repente, a pedra no sapato de Israel, Nm 11:4 mostra o povo esquecendo de Deus e lembrando com saudade do mundo, do pecado e das aparentes facilidades, que no final, nos conduz a morte.

Eles atrasaram sua benção, não fosse a desobediência e os desejos carnais, eles teriam entrado muito antes na terra prometida. E hoje nós fazemos igualzinho. Deus nos tira da escravidão do pecado, não deixa nada faltar enquanto está tratando de nós, mas muitas vezes, seduzidos por este mundo e pelas mentiras que há nele, olhamos para trás, entristecendo o Espírito Santo (Ef 4:30). Aquele que olha para trás atrasa sua benção, desperta a ira de Deus, e não buscando conserto, é conduzido em caminhos de morte. Nm 11:18-20.

4 – Para conquistar a terra, seja obediente.

Por causa da desobediência do povo em viver olhando para trás, ao invés de 2 anos, eles ficaram dando volta em círculos no deserto, e só depois de 40 anos a geração vindoura possuiu a terra. Daquela geração, somente Josué e Calebe receberam a benção. E você? Quer possuir a benção que Deus está te preparando? Ou vai ficar aí, dando voltas em círculos, preso no seu pecadinho de estimação, olhando para trás com saudades de quando você era do mundo? Em Mt 16:24b Jesus diz que para segui-lo, precisamos tomar nossa cruz. Tomar sua cruz não significa carregar um problema nas costas, ao contrario do que muitas pessoas pensam, tomar sua cruz é renunciar suas vontades, é mortificar sua carne todos os dias, é abrir mão da sua vida pessoal por amor a Cristo.

Conclusão

Se você está nesse pecado, ainda dá tempo de se arrepender e voltar a caminhar, Ne 9:17 diz que nosso Deus é rico em perdoar, tardio para se irar e grande em misericórdia. Irmão, não olhe mais para trás. Jesus te ama, Ele quer escrever uma nova história na sua vida. Ele não quer ver você vivendo em pecado, agarrado as coisas deste mundo .

Avance, conquiste a terra, e seja ricamente abençoado, em nome de Jesus.